top of page

CURRÍCULO

   Esta página foi desenhada para divulgar um pouco sobre a formação médica proposta pelo nosso curso de Medicina da UFRN, campus Natal, e também suas últimas avaliações. Se você tem interesse em se informar sobre a qualidade do nosso curso, clique nas fontes abaixo para acessá-las!

​

   De modo geral, nosso curso de medicina foi criado há cerca de seis décadas sob a forma da Faculdade de Medicina de Natal, sendo incorporado à UFRN quando esta foi criada em 1959. Ao transpassar seis anos únicos de formação generalista, o estudante de medicina da UFRN irá adquirir durante os primeiro quatro anos um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes próprios da profissão médica, entrando primeiramente em contato com as ciências básicas (anatomia, histologia, fisiologia, bioética, comunicação, etc) e, com o andamento dos semestres, voltando-se mais para os conteúdos clínicos (pediatria, cardiologia, medicina legal, etc). É nos dois últimos anos do curso, por sua vez, durante o chamado de internato, que o aluno imergirá em uma experiência profissional mais intensa, levando à tona o 'ser médico' mais propriamente dito.

​

   Atualmente, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, formado por professores e representantes estudantis com o objetivo de implementar mudanças e monitorar nosso currículo, tem se esforçado para diversificar métodos de ensino-aprendizagem nas disciplinas contidas em nossa grade curricular, estimulando o uso de metodologias ativas (TBL, PBL, OSCE, programa de tutoria, entre outros) e capacitando docentes para tal.

​

   Nosso curso conta com uma excelente rede de serviços de saúde nos quais os alunos notadamente vivenciam aulas práticas e onde ocorrem boa parte de suas aulas teóricas, a exemplo do conhecido HUOL (Hospital Universitário Onofre Lopes), Hospital Giselda Trigueiro, a Liga contra o Câncer de Natal, unidades básicas de saúde do município, dentre outros locais. No campus de Natal, mais frequentado durante os dois anos iniciais do curso, os alunos usufruem de acesso aos laboratórios de histologia, anatomia, bioquímica, microbiologia, dentre outros, bem como ao DSC (Departamento de Saúde Coletiva), onde são ministradas aulas referentes às disciplinas de epidemiologia, atenção à saúde, administração sanitária, metodologia científica, etc.

​

   Vale destacar, ainda, que a UFRN conta com um boa quantidade de bibliotecas setoriais, uma biblioteca central (BCZM), laboratórios de informática, espaços de convivência e restaurantes universitários no campus e no HUOL.

​

   Recentemente o nosso curriculo foi reformulado para se adequar às Novas Diretrizes Curriculares da Graduação em Medicina pelo Ministério da Educação em junho de 2014 (que pode ser conferida aqui http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/resolucao-dcn-2014.pdf ). Para tanto, formou-se uma Comissão Discente  de Reforma Curricular que trabalharam muito para fazer uma avaliação do curso para apresentar aos docentes o que eles enxergavam que precisava ser mudado. Através de inúmeras reuniões entre Docentes, Discentes e a coordenação do Curso, o novo currículo (de número 4) passou a entrar em vigor a partir de 2016.1, para as turmas ingressantes a partir do período. Isso significa que até o perídodo de 2021.1 teremos dois currículos ocorrendo em paralelo: o 4 e o antigo, o 3B. Isso repercute em muitos desafios, tanto para a docencia como para os alunos.​

​

  Confira o que alunos e professores do curso têm a dizer sobre a formação médica advinda do nosso curso:

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique nas fotos para ler os textos na íntegra

 

Os resultados citados estão relacionados aos currículos 3 e 3A, criados anteriormente às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014, lançadas pelo MEC para os cursos de medicina do Brasil. Em breve, mais informações sobre o novo projeto político-pedagógico do nosso curso.

​

​

​

bottom of page