
ORGÃOS ESTUDANTIS
DENEM
Sua criação veio da necessidade de os estudantes de medicina, que já se organizavam politicamente, mesmo durante a ditadura militar dentro dos ECEMs e Centros e Diretórios Acadêmicos, terem ampliada sua participação política. A DENEM defende as demandas dos estudantes das escolas médicas brasileiras e trabalha pela melhoria da educação médica e para a construção de uma saúde 100% pública, gratuita e de qualidade para todos. Preza por uma formação profissional de médicos compromissados com as necessidades da população brasileira e entende a saúde como direito inalienável. Ainda compreende que as universidades devem se construir pautadas na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão Popular e também encara a educação como direito fundamental, que deve ser pública, gratuita, de qualidade e de acesso universal.
Organização
A DENEM se organiza em três esferas: Coordenações Locais, Coordenação Nacional e Coordenações de Área.
As Coordenações Locais são compostas pelos Centros e Diretórios Acadêmicos dos cursos de Medicina, os quais são divididos em Coordenações Regionais. Há oito Coordenações Regionais, estando o RN inserido na Coordenação Regional Nordeste 2, juntamente com Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
A Coordenação Nacional é formada pela Sede Nacional (Coordenação Geral, Coordenação de Comunicação e Coordenação de Finanças), Coordenações Regionais e Coordenação de Relações Exteriores.
As Coordenações de Área são Coordenação Científica, Coordenação de Cultura, Coordenação de Educação e Saúde, Coordenação de Extensão Universitária, Coordenação de Meio Ambiente, Coordenação de Políticas Educacionais, Coordenação de Políticas de Saúde e Coordenação de Estágios e Vivências.
Além disso, há o CENEPES (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde), órgão ligado às Coordenações de Área, e três assessorias: Assessoria de Mídias, Assessoria de Planejamento e Assessoria de Registro e Resgate Histórico.

A DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina) é a entidade representativa máxima dos estudantes de Medicina do Brasil, a nível nacional e internacional. Foi fundada em 1986 durante
o XVII ECEM, em Fortaleza, no contexto das Reformas Sanitárias e da criação do SUS.